ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/05/2018
https://testebbcode.forumeiros.com

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Sáb maio 12, 2018 2:10 am
TEXTO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM BBCODE 1

FUNÇÕES BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS




Essas noções são essenciais para qualquer tipo de empreendimento — pequeno, médio ou grande. Qualquer empresa precisa traçar metas e objetivos e resolver problemas que aparecem no dia a dia, entre outras coisas.

A partir disso, são traçadas 4 funções fundamentais para que a empresa consiga crescer e melhorar a oferta dos seus serviços, equilibrando os custos com a qualidade. Veja abaixo quais são elas:
1 PLANEJAMENTO


Planejar é essencial para desenvolver uma organização e nortear as tomadas de decisões. Esse conceito da administração consiste em definir quais são os objetivos, as metas, os métodos, os prazos e a programação de uma atividade.

O gestor que negligencia o planejamento dificilmente consegue atuar de forma estratégica e alcançar os resultados esperados. Para planejar uma ação, é fundamental que seja feito o levantamento de dados e a análise do mercado.

A partir da perspectiva de atuação traçada e planejada, a empresa pode avaliar quais são as oportunidades do negócio e os pontos positivos, traçando, dessa maneira, planos para treinar a equipe, melhorar os resultados e eliminar as barreiras do crescimento.
2 ORGANIZAÇÃO


O processo de organização das atividades de uma empresa compreende várias fases: elaboração dos níveis hierárquicos, definição das estruturas organizacionais, designação das tarefas, alocação dos recursos e gerenciamento das atividades.

Essa é a preparação da estrutura do negócio para poder nortear as demais etapas essenciais para o gerenciamento de uma empresa.

Sem a organização devida dos recursos disponíveis (equipamentos, pessoas, matéria-prima, espaço físico, etc), o empreendimento não consegue atuar estrategicamente e tem seus custos acima do ideal, pois a produção não é feita dentro da plena capacidade.
3 DIREÇÃO


Agora que o planejamento já foi realizado e as tarefas estão devidamente organizadas, é o momento de direcionar a equipe para atingir os objetivos, ou seja, é a etapa de comunicação e do “fazer acontecer”.

O direcionamento dado aos colaboradores reflete diretamente nos resultados alcançados, pois a liderança exercida deve absorver o máximo de cada um para fazer a empresa crescer.

Essa função da administração pode englobar o direcionamentos nos níveis:


  • institucional (envolvendo toda a equipe);
  • departamental (envolvendo um ou mais setores da organização);
  • operacional (envolvendo os responsáveis diretos pela produção).


4 CONTROLE


Por fim, a última noção básica de administração que você precisa saber para gerenciar um negócio é a etapa de controle. Esse processo é norteado pelo planejamento, apresentado anteriormente.

Nesse momento, o gestor deve avaliar os progressos internos, segundo os objetivos, metas e prazos previamente definidos. A partir da análise dos resultados obtidos, o próximo passo é corrigir as oportunidades encontradas e redirecionar a equipe.

O controle tem como finalidade restringir e regular a execução das atividades, promovendo um crescimento dinâmico e contínuo, envolvendo todas as vertentes de uma empresa e medindo o desempenho organizacional.

Entendeu quais são os conceitos que todo gestor deve conhecer para conseguir conduzir um negócio rumo ao sucesso? A atualização da equipe e a busca contínua pelo conhecimento também são grandes aliadas do crescimento de uma empresa.2


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Spoiler:
Aula de Introdução a Administração da UNIVESP explicando as 4 funções básicas da administração 3

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências:

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos